Pesquisar este blog

5a série

O Registro Rupestre

      A pintura rupestre foi uma das primeiras representações artísticas do homem pré-histórico. Este tipo de registro recebeu este nome porque deriva da palavra latina "rupis", que significa rochedo, ou seja, pintura sobre pedra (às vezes feita em cavernas). 
     Os temas principais deste tipo de pintura eram plantas, caçadas, animais, partos, execuções, entre outros. O artista da pintura rupestre primeiro gravava os desenhos na pedra para depois colori-los utilizando a cor ocre e preto mescladas com óleo animal, sangue e seiva das árvores. Através destas pinturas recebemos informações sobre como viviam os caçadores coletores do Paleolítico.

Reconstituindo o Registro Rupestre

A partir da leitura de um trecho do texto de Niéde Guidon*, que descreve as características das representações da pintura rupestre na América, a turma procurou reproduzir a sua própria pintura rupestre utilizando elementos da natureza para compor as figuras. Vamos conhecer o trabalho?!

Produção 5ª B

 



Parabéns aos alunos Thaísa, Lucas e Amanda, que fizeram os trabalhos acima! Os projetos foram bem executados, pois demonstraram preocupação com o tema e os materiais utilizados.  Continuem assim!!!











* GUIDON, Niéde. Pré-História no Piauí. In: NEVES, Ana Maria B.; HUMBERG, Flávia R. Os povos da América: dos primeiros habitantes às primeiras civilizações urbanas. São Paulo: Atual, 1996. p. 25.

Produção 5ª C

Parabéns aos alunos: Ingrid, Henrique.Gabriela Muinho, Vitória R. e Gabriela R. pelo trabalho executado de acordo com a pesquisa!







 


 


Produção 5ª D
Parabéns aos alunos: Larissa, Thais, Carlos, Miguel, Kelly e Eduarda pelo trabalho produzido de acordo com a proposta! 


 





Carta sobre o filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Autor: Wellington Duarte

Jaguariúna, 13 de outubro de 2010.

Oi Profa. Sulamita!

Eu assisti um filme muito legal que se chama Percy Jackson e o Ladrão de Raios e vou contá-lo para você.
Percy estava um dia em sua escola em uma excursão quando a diretora o chamou para conversar em particular, quando ela se transformou em uma Fúria e falou:
_ Me dá o raio.
_ Que raio? Eu não sei do que você está falando.
O instrutor chegou e disse:
_ Saia daqui fúria!
Ela fugiu, então o instrutor deu uma espada para ele se proteger.
No dia seguinte sua mãe foi capturada pelo Minotauro, mas ela não morreu. Percy foi para um acampamento e aprendeu a lutar e foi em busca de sua mãe no submundo, mas ele tinha que pegar três pérolas verdes: uma  estava com a Medusa, a outra na estátua de Atenas e a outra em Las Vegas; Luck deu um escudo muito poderoso para Percy.
Ele foi para o submundo e fez Hades ficar desacordado por um tempo antes de derrotar os "cães cérberos", recuperou sua mãe e devolveu o raio a Zeus e encontrou seu pai Poseidon.
Gostou do filme? Eu gostei, então tchau!

Wellington




A lenda da fundação de Roma

  A lenda diz que na cidade de Alba Longa, depois de uma disputa pelo poder, Amúlio tirou o trono de seu irmão, o então rei Numitor. 
  Acontece que a filha de Numitor, Réia Sìlvia, foi obrigada a ser vestal, ou seja, estava impossibilitada de ter filhos que pudessem posteriormente reclamar o trono que havia sido de seu avô, já que as vestais eram obrigadas a permanecer virgens. Só que o deus Marte acabou ficando apaixonado pela Réia Sílvia e com ela teve dois filhos, que por acaso eram gêmeos. 
  Ao saber disso, Amúlio mandou enterrar Réia Sílvia viva e que os gêmeos fossem jogados no rio Tibre. Lançados ao rio dentro de um grande cesto, eles acabam sendo encontrados e amamentados por uma loba e depois criados por um pastor, que lhes dá o nome de Rômulo e Remo. 
  Eles acabam voltando até a cidade de Alba Longa e depois de devolverem o trono ao seu avô, decidem escolher um local para fundarem uma nova cidade. Rômulo acha o local e o demarca com um arado, fazendo uma marca no chão. Remo enciumado e acaba perturbando seu irmão, que o mata. Apesar de todos esses crimes, a cidade estaria iniciada.

HQs da turma sobre a lenda

Caroline 5a 1




Fiquei muito feliz com a produção da Caroline. Neste trabalho podemos perceber que ela leu com atenção o texto e produziu a estória de acordo com a proposta.
Parabéns Caroline, Dona Albertina está orgulhoooosa!!!

Michel e Vinicius 5a 2


Caique e Gabriel 5a 2